A célebre frase latina mens sana in corpore sano (mente sã em corpo são) ilustra o fato de que o homem sempre sentiu necessidade de exercitar seu corpo para poder alcançar um equilíbrio psíquico completo.
Em geral se consideram esportes as atividades de recreio ou competitivas que exigem certa dose de esforço físico ou de habilidade. Podem ser individuais ou coletivos. No passado só eram considerados esportes as atividades recreativas praticadas livremente, como a pesca e a caça, em contraposição aos jogos, competições atléticas organizadas de acordo com regras determinadas. A distinção entre esportes e jogos hoje é menos clara, e com freqüência os dois termos são usados de forma indistinta.
Desde o início, o objetivo principal do esporte foi a conservação ou o incremento de atributos físicos como a agilidade ou a força. O esporte ajuda também a fomentar certas qualidades espirituais como a coragem, a disciplina e a constância. Não obstante, fica patente também que a finalidade concreta de toda atividade desportiva organizada está em conseguir recordes -- os melhores resultados possíveis na prática de algum esporte -- ou em derrotar um oponente; daí a organização dos campeonatos ou desafios desportivos, que se realizam a intervalos determinados.
Todo esporte pressupõe um fator de competitividade, que induz o desportista a lutar e a se esforçar por vencer uma série de dificuldades frente a um adversário. Normalmente o adversário é um outro desportista, mas nem sempre é assim, já que às vezes o objeto da luta é vencer a própria natureza ou enfrentar a sorte.
O "novo"
No próximo dia 29 a cidade de São Paulo receberá a Corrida Vertical Brasil, competição com formato inédito no Brasil, na qual os corredores terão que enfrentar 765 degraus de subida no prédio da Nestlé, zona sul da capital. A largada acontece no piso térreo do edifício, enquanto a chegada será no héliporto, a mais de 100 metros de
altura.
Na prova principal haverá largada a cada 30 segundos entre os competidores que brigarão por um lugar ao pódio, enquanto os amadores sairão em baterias de 30 pessoas.
Para aqueles menos condicionados, haverá a opção de participar da caminhada vertical, cujo objetivo será apenas completar o percurso, sem preocupação com performance.
Esse tipo de prova já acontece com freqüência fora do país e existe inclusive um circuito mundial, com etapas na Itália, Estados Unidos, Grã Bretanha, Alemanha, Taiwan, Espanha e Cingapura. Uma das mais famosas é do Empire States Building, com seus 1.576 degraus e que esse ano chegou à 33ª edição.
A disputa paulista reunirá atletas de elite brasileiros e estrangeiros, incluindo o italiano Marco De Gasperi, campeão de corridas de montanha e atualmente especialista em provas realizadas em edifícios. “O meu perfil não é o ideal para um maratonista, então resolvi correr outras provas”, conta o atleta que nasceu numa região montanhosa da Itália e por isso se especializou em disputas fora de estrada.
Disputa - Segundo Marco Scabia, um dos responsáveis pela organização do evento no Brasil, 10 atletas estrangeiros serão convidados a competir. “A idéia é ter um circuito nacional e criar uma cultura de vertical running, Para que os brasileiros desafiem os estrangeiros”, explica o empresário.
Ainda segundo ele, após alguns estudos realizados no exterior, ficou comprovado que correr escada acima há um gasto calórico 10 vezes maior do que em circuitos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário